Mobirise

ANO 2021 - VOE 123 / 02-04

O que é a Páscoa? Qual é o significado da Páscoa?

A Páscoa é a celebração da morte e ressurreição de Jesus, o acontecimento mais importante para todos os cristãos. É celebrada todos os anos num domingo, entre 22 de Março e 23 de Abril.

Por isso sempre bato na tecla, de que é necessário que participemos da ceia do Senhor, é nada mais que um reconhecimento do sacrificio de Cristo na cruz por todos nós. Não troque este dia por um sofa quentinho, por um programa de televisão, ou por qualquer outra coisas do tipo, se está dentro das suas possibilidades de estar no culto da ceia, você deve estar.

O significado da Páscoa

Páscoa vem da palavra hebraica pesah e significa passagem. Para os cristãos é a passagem de Jesus da morte para a vida, trazendo salvação para todos que crêem nele (João 5:24). Quando morreu e ressuscitou, Jesus pagou o preço do pecado e nos deu uma nova oportunidade para ter um relacionamento pessoal com Deus (Romanos 8:1-2). Esse foi o grande objetivo dele ao vir à terra.
O problema, é que muitos não percebem isso, o por que de Jesus ter vindo ao mundo.

O único objetivo e o mais real da vinda de Jesus ao mundo, foi o de reconciliar o homem com Deus, gente isso não é algo excelente?
Hoje temos paz com Deus, por causa de Jesus, outrora, estávamos distanciados de Deus, por causa dos nossos delitos, hoje não, ao aceitar a Cristo como o Salvador das nossas vidas, temos paz com Deus e passamos a desfrutar de suas ricas benção.
A Páscoa tem sido celebrada pelos seguidores de Jesus desde muito cedo na sua História. Hoje, pessoas de todo o mundo se juntam para comemorar essa grande vitória, que mudou suas vidas.


A Festa da Páscoa na época de Jesus

Todos os anos, quando celebravam a festa da Páscoa em Jerusalém (João 2:13;João 12:1;João 11:55;João 19:14), Jesus era levado para lá pelo seus pais (Lucas 2:41).

É bom observar, que Jesus está nos dando um forte exemplo, os seus pais o levava para o templo, para a reunião dos santos, nós pais, precisamos fazer de tudo para levar nossos filhos para os culto, para as festa e eventos da igreja, isso demanda sabedoria spiritual as nossas crianças, não deixem seus filhos em casa com a babá eletronica, não deixe seus filhos na casa do visinho, ou do parente, o melhor lugar para eles estarem, é junto de você, na casa de Deus. 

Mobirise

Durante este período de festa, o cordeiro era sacrificado aos arredores do Templo. Muitos judeus vinham de outras regiões fora da Palestina para participarem da festa da Páscoa.

O mais habitual era os judeus se encontrarem e se reunirem em grupo, também foi assim com Jesus e seus seguidores, pois se reuniram no Cenáculo.

Encontramos, em várias partes da Bíblia, menção a Jesus por ser o cordeiro como por exemplo em (Isaías 53:7 e João 1:29)
O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo como João Batista bem disse em João 1:29. Jesus é o cordeiro perfeito! A partir daquele momento, não seria mais necessário sacrifícios envolvendo cordeiros, ervas e pães.

Ainda hoje, muitas donominações fazem sacrificios como que estes sacrificios podem pagar, limpar, ou redimir os pecados e erros deles, mas sabemos pela palavra de Deus, que isso ja não é mais necessário, Jesus é a nossa redenção.

Com o sacrifício perfeito e definitivo de Jesus, o Cordeiro do Senhor, não havia nem precisava mais de outros tipos de sacrifícios. A substituição da carne do cordeiro, das ervas, dos pães, Jesus instituiu Seu corpo, Seu sangue, em memória deste sacrifício, portanto, ao participarmos da Ceia do Senhor, comermos o pão, bebermos o vinho, lembramos a Cruz, o sacrifício do Cordeiro de Deus.
Este momento, festa da Páscoa, que na verdade foi a última Páscoa, foi introduzido a primeira Ceia do Senhor.

O que é a Quaresma? Cristãos devem fazer?

A quaresma é um período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Celebrar a Quaresma não é um mandamento da Bíblia, por isso, o cristão evangélico não deve participar.

Qualquer coisa que foje a bíblia, devemos deixa de lado, qualquer ensinamento de fé que não condiz com os nossos princípios e que não encontramos na palavra de Deus, não devemos compactuar.
É sempre bom examiner a palavra de Deus para saber o que é o melhor para nós. Nao está na palavra é de se duvidar e de se questioner.

Significado de Quaresma

O nome “Quaresma” vem do número 40 e acontece nos 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos). A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que é o dia depois do carnaval.

Evangélico pode participar da Quaresma?

Não há nada na Bíblia que fale sobre, não há ensinamentos, por isso devemos nos abster, a nossa regra se fé, é a palavra de Deus.
A quaresma tem o significado de pagar pelo pecados cometidos.
Acreditamos que Jesus morreu para pagar por todos os nossos pecados e não precisamos fazer mais sacrifícios nem penitências.

Devemos nos dedicar a Deus todos os dias
Não devemos nos santificar, ou nos tornar bons e fazer boas coisas somente em um período do ano, mas em todos os 365 dias dele.


Deus abençoe você e seu VOE

Pr. Gilney Pires 

responsive web templates

FEEDBACK

Por enquanto o Feedback está fora do ar, mande suas fotos, Deus abençoe sempre!

© Copyright 2021 IPV - Igreja Palavra Viva - All Rights Reserved